Esportes e Recreação - Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Com ótimos resultados, programa Jovens Campeões caminha para o seu primeiro ano de sucesso

Projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em setembro de 2017

O Projeto Jovens Campeões, idealizado pela Prefeita Tina Januário, caminha para completar um ano com muito sucesso e resultados expressivos. Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 11 de setembro de 2017, o programa contempla três atletas pompeianos até o momento: o nadador Enzo Putinati Kihara, a judoca Inara Rosado Ribeiro e a jogadora de futebol e futsal Isabela Momesso.

Com o objetivo de valorizar e impulsionar os atletas que levam o nome da Cidade Coração a diversos pódios, o projeto beneficia os esportistas com uma bolsa mensal de R$ 1.000,00. Para a conquista do incentivo, o atleta deve ter conquistado a primeira, segunda ou terceira colocação em competições nacionais, internacionais, olímpicas ou paraolímpicas, e se comprometer a continuar os treinamentos para futuras competições organizadas pelas mesmas entidades. Além disso, as promessas devem usar símbolos que identifiquem a cidade de Pompeia nos eventos de que participam.

O nadador Enzo Putinati Kihara, que já conquistou três títulos do campeonato paulista, dois campeonatos brasileiros e está em primeiro do ranking nacional das provas de 1500, 800 e 400 metros livres na sua categoria, comentou sobre a relevância da iniciativa em sua vida esportiva.

“O projeto é muito importante na minha carreira. Na natação não temos o giro de muito dinheiro, como no futebol, então precisamos de um apoio maior. Fico contente porque esse apoio está vindo do Município onde nasci e que me orgulho em representar”, disse o atleta.

A campeã do mundial escolar de Judô, Inara Rosado Ribeiro, também exaltou a importância do projeto da Prefeita Tina Januário e o auxílio da bolsa no seu momento de recuperação de uma lesão. A previsão de retorno aos tatames é para outubro.

“O esporte é caro, e com a bolsa eu posso investir em viagens e outras coisas que preciso. Eu nunca tinha sofrido uma lesão grave. Nessa eu fiz a cirurgia, e tem o custo dos exames e fisioterapia, e a bolsa me ajuda muito nisso”, relatou a judoca.

Campeã mundial de futsal com a Seleção Brasileira em março, Isabela Momesso está participando do Campeonato Brasileiro no estado do Rio de Janeiro. A atleta também comentou sobre o programa e a importância de motivar novos talentos.

“Foi uma boa oportunidade que a Tina nos proporcionou. Nosso desempenho melhora porque nos sentimos mais motivos. O reconhecimento de quem aposta na gente nos impulsiona”, disse.