.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Educação - Quinta-feira, 17 de Maio de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Engenharia de Computação forma o aluno para atuar em diversos setores do mercado

Polo Pompeia da UNIVESP oferece o curso que já é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação


Engenharia de Computação forma o aluno para atuar em diversos setores do mercado

O Polo Pompeia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi inaugurado há alguns meses e já conta com cerca de 50 estudantes matriculados no curso de Engenharia de Computação. O curso, que possui duração de cinco anos e já reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), prepara o aluno para atuar em diversas áreas do mercado.

De acordo com a mestre em Ciências da Computação, e integrante da equipe pedagógica da Univesp, Kathiani Eliza, a matriz curricular está distribuída em 20 bimestres que incluem disciplinas do núcleo comum para formação, entre elas, Introdução a Engenharia, Cálculo (I, II e III), Física (I, II e III), Química, Programação de Computadores, Mecânica Geral, Informática, Estatística e algumas especiais, como,  Estruturas de Dados, Eletrônica Aplicada, Organização de Computadores, Eletrônica Digital, Sistemas Operacionais,  Multimídia e Hipermídia, Segurança da Informação, Inteligência Artificial e outras. “Com o conteúdo desenvolvido, o futuro engenheiro estará apto para trabalhar com sistemas embarcados, sistemas concorrentes, tecnologias de telecomunicação, sistemas multimídia e hipermídia, redes de computadores e computação de alto desempenho, além de receber instruções necessárias para especificar, projetar, integrar, testar e desenvolver produtos e outros conteúdos”, explica.

Para Kathiani, o curso da Univesp conta ainda com um diferencial que é a disciplina de Projeto Integrador oferecida a partir do 3° bimestre. “Os estudantes têm a oportunidade de associar a teoria à prática desenvolvendo projetos de intervenção usando Design Thinking. A principal ideia é utilizar o conhecimento que vai sendo adquirido ao longo do curso no desenvolvimento de protótipos que podem trazer benefícios para algum segmento da sociedade”, fala.

Segundo Kathiani, a partir do 4º ano, os futuros engenheiros passam a ter contato direto com ferramentas computacionais que irão auxiliá-los a projetar e desenvolver software, criar interfaces gráficas e trabalhar com gerenciamento de banco de dados. “Além disso, os estudantes utilizam sistemas de simulação de circuitos elétricos e lógicos que ajudam a consolidar o conhecimento nas aulas teóricas”, ressalta.

A profissional afirma que cursar engenharia a distância é um grande desafio e o universitário precisa de disciplina e autonomia para conduzir os estudos. “Uma das vantagens é a flexibilidade de horários de modo que o estudante consegue assistir as aulas e realizar as atividades do curso no tempo disponível. Os alunos da Univesp têm mostrado muito empenho e determinação. Os resultados dos projetos de intervenção que temos obtido com a disciplina de Projeto Integrador mostram essa realidade”, conclui.

A tecnologia aplicada se tornou fundamental em nossa vida. Jogos, aplicativos e outros dispositivos, além de serem utilizados como entretenimento são responsáveis por agilizar situações rotineiras. Os sistemas de hardware e software são cada vez mais necessários nos processos de produção de diversos setores, entre eles, transporte, saúde e distribuição de bens e serviços, como o comércio eletrônico.

 

Sobre a Univesp

 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e

vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. A administração da prefeita Tina Januário o polo Pompeia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo no dia 22 de março de 2018.

A UNIVESP é a primeira Universidade pública, gratuita e de qualidade do Município. A celebração da conquista atraiu mais de trezentas pessoas que além de prestigiar a cerimônia também puderam conhecer as dependências do novo prédio. Equipado com 50 computadores e projetor data show, o laboratório do polo Pompeia da UNIVESP impressionou os visitantes. “Estrutura moderna e tecnologia de ponta para uma verdadeira revolução na Educação”, resumiu a prefeita Tina.

385 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.