Saúde - Quinta-feira, 05 de Abril de 2018

Saúde atende crianças de 0 a 24 meses que tenham apresentado algum quadro alérgico ou reação ao alimento comprovada através de exames

Crianças com alergia alimentar a derivados do leite estão recebendo leites especiais. As fórmulas com ou sem lactose, e a base de soja são distribuídas pela Central de Medicamentos do Município. Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica e a Associação Brasileira de Nutrologia, de 2% a 5% das crianças em todo o mundo desenvolvem Alergia à Proteína do Leite de Vaca.

Para este fim, a administração Tina Januário, através do Departamento de Higiene e Saúde, oferece para as crianças que apresentem diagnóstico médico aliado a avaliação de um nutricionista que aponte intolerância a lactose, ou a qualquer outra propriedade do leite, o acolhimento e acompanhamento realizado pela Equipe de Saúde da Família.

Maiara Cardoso, mãe do pequeno Lucas Gabriel, enaltece o apoio e atenção por parte da saúde municipal para a obtenção do leite especial. “Desde os cinco meses, eu descobri que meu filho era alérgico, e a partir daí, sempre recebi ajuda da nova gestão. O leite custa em torno de 70 reais cada lata, e são mais de quatro latas por mês, pesando no nosso orçamento, por isso, agradeço ao serviço de saúde por este importante auxílio”, disse.

Apesar do fornecimento, quando indispensável, Gislaine Souza, coordenadora das USFs de Pompeia, enfatiza que sem sombra de dúvidas, o leite materno é o melhor alimento que a criança pode receber em seus primeiros meses de vida. “O DHS continua fazendo atendimento dos casos de alergia alimentar de maior complexidade, mas não podemos deixar de promover o aleitamento materno, indicado no primeiro ano de vida da criança, sendo inclusive, o único alimento completo de que eles necessitam”, concluiu.

Vale ressaltar que as Unidades de Saúde contam com atendimento de um profissional Nutricionista, que ao lado da equipe multidisciplinar, atua na promoção da saúde através de dicas e orientação com relação à uma alimentação saudável, e melhor qualidade de vida da população.