Saúde - Segunda-feira, 16 de Abril de 2018

Alunos da rede municipal contam com atendimento psicológico

Alunos da rede municipal contam com atendimento psicológico

Os mais de dois mil alunos da rede municipal de Educação de Pompeia são atendidos semanalmente por psicólogos do Município. O trabalho desenvolvido nas seis escolas municipais é realizado por meio de atendimentos em grupos pequenos, atendendo a recomendação do Conselho Federal de Psicologia. Identificada a necessidade de atendimento individualizado, os psicólogos realizam a triagem por solicitação do professor e encaminham a criança ou adolescente para a psicoterapia que é realizada nas Unidades de Saúde ou na Secretaria da Educação.

Além disso há uma atenção especial voltada a família, por meio de palestras, orientações e reuniões em grupo. Professores e funcionários também são atendidos. A ideia é priorizar uma abordagem mais sistêmica, psicossocial, procurando entender todo o contexto em que o aluno está inserido, de forma ampla, entendendo seu aspecto adaptativo para que ele possa se desenvolver.

Segundo os psicólogos, o trabalho realizado em Pompeia é muito importante pois problemas familiares e psicológicos podem prejudicar o processo de aprendizagem. O acompanhamento semanal nas escolas permite o desenvolvimento de um trabalho preventivo com os alunos. Além disso, é possível identificar problemas em estágios iniciais quando a intervenção profissional é mais rapidamente assimilada. Ainda de acordo com os psicólogos, transtornos de déficit de atenção, hiperatividade e ansiedade são alguns dos mais comumente identificados nas crianças e adolescentes, mas o trabalho é realizado com a preocupação de não patologizar os quadros identificados nos alunos, buscando compreender e identificar as raízes psicossociais de sintomas e comportamentos inadequados para um tratamento mais eficaz.

Participaram da reunião as psicólogas Marcela da Costa Garcia, Camila Peloi Canhoto, Alini Valoto, Patrícia Alves Faia e Jhonny de Oliveira. A articulação entre psicólogos de diferentes setores da administração municipal busca alinhar as abordagens e trocar informações importantes para os atendimentos.