Esportes e Recreação - Segunda-feira, 26 de Março de 2018

Atleta de pompeia é campeã mundial de futsal com a seleção brasileira

atleta de pompeia é campeã mundial de futsal com a seleção brasileira

Atleta de pompeia é campeã mundial de futsal com a seleção brasileira

Isabela Momesso, atleta do programa Jovens Campeões da Prefeitura Municipal de Pompeia, foi campeã mundial com a seleção brasileira de futsal. A equipe de Isabela representou o Brasil após ter faturado o torneio nacional no ano passado. Na última terça (21), a seleção feminina venceu a equipe da Turquia por 5 a 1, na cidade de Rishon Lezion, em Israel, e conquistou o tricampeonato do torneio mundial organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Dezesseis países disputaram o campeonato.

Isabela integra, desde o ano passado, o time feminino da EEB Lourdes Lago de Chapecó – SC. Em setembro de 2017, a jovem de Pompeia recebeu o primeiro cheque do Programa Jovens Campeões instituído pela administração municipal. Idealizado pela prefeita Tina Januário o programa Jovens Campeões, criado pela Lei n. 2.750 de 2017, beneficia atletas de Pompeia que se destacam no cenário nacional em diferentes modalidades.

Jovem Campeã de Pompeia, Isabela Momesso, no aeroporto com a seleção brasileira

A prefeita Tina celebrou a conquista da atleta e comentou a o desafio de vencer o preconceito em uma modalidade ainda dominada por homens. “Estamos muito contentes com mais uma conquista da nossa atleta Isabela Momesso. O futebol e o futsal são esportes muito competitivos porque são milhões de jogadores em todo o país. E a gente sabe como é ainda mais difícil para a mulher, devido ao preconceito. Vejo que aos poucos isso está sendo superado. Mas o futebol feminino não tem nem uma fração da atenção que recebe o futebol masculino. Apesar disso, a Isabela ainda é nova, tem o porte ideal para o futebol e já acumula muitas vitórias. Agora ela já é campeã mundial com a seleção brasileira. A conquista dela nos enche de orgulho”, disse Tina.

Isabela é pompeiana e começou sua trajetória esportiva em Pompeia. Foi artilheira dos Jogos da Primavera e dos Jogos Regionais, além de ter disputado Campeonatos de Férias. Com 13 anos ela recebeu o convite para ir para Santa Catarina e tem se destacado lá: com a Chapecoense já ganhou um campeonato estadual, um regional, um brasileiro e foi convocada para a seleção brasileira. Isabela tem levado o nome de Pompeia por onde vai e é um orgulho para a nossa cidade

A equipe de futsal feminino do Brasil venceu todos os confrontos disputados. Na primeira rodada, em sua estreia, passou pela Bélgica vencendo o jogo por 8 a 1. Em seguida foi a vez da Croácia que não conteve o ataque brasileiro e acabou sendo derrotada por 8 a 0.

Na última partida da primeira fase, as brasileiras enfrentaram a Itália em um jogo bonito de ser assistido. Embora tenha iniciado bem a partida, a equipe europeia não deteve a supremacia brasileira e com isso acabou perdendo por 7 a 0. Com esse resultado o Brasil passou para a semifinal do torneio em primeiro no grupo e chegou com moral para o confronto com a França, reeditando a decisão do Mundial de 2016, disputado em Porec, na Croácia. Na ocasião a equipe brasileira havia se sagrado bicampeã.

Com disciplina na marcação, o time brasileiro passou pelas francesas arrancando aplausos da torcida israelita que acompanhava o confronto. Pelo placar de 6 a 0, a equipe feminina do Brasil venceu a França e conquistou vaga na decisão do torneio. A vitória na final veio com um 5x1 sobre a Turquia.

Em Chapecó, cidade abalada em 2016 pela tragédia da queda do avião da LaMia, que vitimou jogadores da equipe profissional que disputavam a Copa Sulamericana de Futebol, a conquista das meninas foi muito comemorada. Com o troféu em mãos, a equipe desfilou pelas ruas da cidade que celebrou com alegria.