Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018

Lançamento da campanha da fraternidade na câmara municipal reúne representantes da comunidade católica e do governo municipal

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a Campanha da Fraternidade 2018, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi lançada em Pompeia em uma solenidade realizada na Câmara Municipal. O vice-prefeito José França representou a administração municipal na cerimônia, integrando a mesa de honra ao lado do pároco Márcio Rios e do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdir Cervelin, o Leão.

O vereador Márcio Rogério Caffer representou o poder legislativo fazendo uso da palavra. Ele lembrou a situação crítica da segurança pública no Rio de Janeiro, observou que Pompeia é uma cidade tranquila e abençoada, compartilhando sua compreensão sobre o tema da campanha deste ano.

“Como vereador e como cidadão, entendo que a superação da violência requer, por um lado, pulso firme com a violência que “sai do íntimo de quem não sabe amar”, como diz o hino da campanha da Fraternidade. A superação da violência requer pulso firme contra a maldade e o banditismo. Tolerância zero. Precisamos fortalecer e equipar nossas polícias. Precisamos colocar a tecnologia a serviço da segurança. Mas entendo que para atingir esse objetivo precisamos também de entendimento e caridade para combater as injustiças e desigualdades que relegam indivíduos, nossos irmãos, de todo brasil, a um estado de exclusão e desproteção, a uma vida nua marcada pela miséria, em todos os seus sentidos, e que move as engrenagens cíclicas e perversas da violência e da insegurança”, discursou Café.

Padre Márcio Rios (Foto: Raphael Zamboni)

Já o vice-prefeito José França enfatizou as medidas da administração municipal para proporcionar mais segurança a população e prevenir a violência.

“Aqui em Pompeia, o governo Tina Januário está agindo com firmeza. Instalamos câmeras de vigilância em pontos estratégicos, melhoramos a iluminação, estamos fortalecendo uma ação estratégica continuada em parceria com as polícias. Mas não é só essa a resposta que precisamos dar. Temos que plantar a paz. Temos que cultivar o respeito. Temos que tratar nossos irmãos com dignidade, dando a todos as condições de viverem suas vidas honestamente, buscando a felicidade com suas famílias. Graças a Deus, aqui em Pompeia temos um governo digno. Transparente e honesto. Uma liderança comprometida com a justiça social. Temos um governo que olha para aqueles que mais precisam com compaixão e com respeito. Estamos investindo em cidadania. Estamos investindo em oportunidades. Somos todos irmãos. A exclusão leva a violência. A fraternidade nos ajuda a superar essa violência. Pulso firme contra a criminalidade e caridade contra as desigualdades. Esse é o caminho”, concluiu França.