Educação - Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018

Alunos de pompeia retornam ao tempo integral

Programa foi ampliado e passa a contemplar alunos de diversas faixas etárias, com novas oficinas e atividades

Alunos de pompeia retornam ao tempo integral

O programa Tempo Integral retornou ampliado após o período de férias escolares e estudantes das três EMEFs de Pompeia já estão participando de diversas atividades no contraturno escolar. Neste ano, o Tempo Integral de Pompeia passou a atender crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Para o ano que vem, o planejamento prevê que alunos do segundo ano também sejam inseridos no programa.

“Notamos com os nossos estudos que muitas crianças dos quartos e quintos anos desistiam da modalidade de tempo integral após dois meses de atividades. Ao mesmo tempo, constatamos que as crianças do 1º ano estão em uma idade de desenvolvimento cognitivo propício para a absorção dos conteúdos do tempo integral. Com a ampliação do programa para essa faixa etária, temos a expectativa de uma melhoria significativa nos índices e uma menor taxa de evasão”, comentou Adriano.

Tempo Integral 2018 na EMEF "Orlando Cassaro" (Foto: SECOM)

Na EMEF “Orlando Cassaro”, alunos de todos os anos estão inseridos no programa. Para atender às crianças de diferentes faixas etárias, a secretaria da Educação realizou uma revisão da proposta curricular incluindo oficinas de artes manuais, psicomotricidade, natação, meio ambiente, projeto de vida, leitura, jogos matemáticos, recreação, jogos desportivos e esportivos, oficina cultural e artes.

A ampliação do programa foi celebrada pela prefeita Tina Januário, que exaltou os investimentos na Educação e a atenção especial dada ao Tempo Integral pela nova gestão, que em 2017 já havia expandido o programa ao incluir alunos da EMEF “Grupão”.

Tempo Integral 2018 na EMEF "Carmelino" (Foto: SECOM)

“Ao todo são 12 turmas, cada uma com 17 alunos. Vamos atender 200 crianças, serviremos 810 refeições por dia incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. É um grande avanço que estamos dando para melhorar a qualidade do ensino público municipal. O município arcará com todas as despesas, porque educação é prioridade e estamos pensando também nos pais que trabalham o dia todo e que precisam de programas como este”, concluiu a prefeita Tina.