Cultura - Quinta-feira, 01 de Junho de 2017

Projeto guri tem “dia de rock” com conscientização sobre direitos das crianças e adolescentes

O polo Pompeia do Projeto Guri envolveu alunos e familiares em uma atividade sócio-educativa que tratou dos direitos das crianças e adolescentes, ao som de muito rock.Uma banda formada por professores do projeto tocou clássicos do estilo musical apresentando aos presentes canções de bandas como Red Hot Chilli Peppers, Van Halen, Europe, Rolling Stones e Beatles.

Segundo a coordenadora Eloisa Cremon, a ideia de tratar do Estatuto da Criança e do Adolescente em uma festa com a temática musical do rock surgiu pela coincidência de o dia 13 de julho ser uma data especial tanto para o ECA quanto para o estilo musical. “Nessa data, em 1990, o ECA foi instituído. E também no dia 13 de julho é comemorado o Dia do Rock. Então nesse evento além de uma celebração musical nós tivemos essa ênfase na conscientização das crianças e dos adolescentes acerca dos seus direitos e deveres”, comentou a coordenadora.

Antes da execução de “Que País É Esse?”, clássico da banda Legião Urbana, um dos principais expoentes do rock nacional dos anos 1980 , a coordenadora incentivou os alunos a refletirem sobre a realidade social e política do país. “Muitas músicas de rock falam sobre a situação política dos países, são questionadoras, levantam questões que fazem as pessoas pensarem. Considero isso importante. É necessário que os cidadãos consigam refletir, ser críticos. Assim nós construímos um país melhor”, acrescentou Eloisa.

O Projeto Guri, que promove aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes, existe em Pompeia desde 2006. Atualmente, há 56 pompeianos matriculados. Os interessados poderão se inscrever no projeto de 24 de junho até 7 de julho. Também está prevista para o final de junho uma nova ação musical dos alunos do Guri, no centro da cidade, em comemoração ao dia mundial da música.

A coordenação regional do Projeto Guri realizou no início do ano uma reunião com a prefeita de Pompeia, Tina Januário. Parceria com o município, que já dura mais de 10 anos, foi renovada com sucesso.