Esportes e Recreação - Quinta-feira, 18 de Maio de 2017

Prefeitura investe na formação de mais de 80 atletas do projeto judô em ação

O judô de Pompeia segue crescendo, conquistando adeptos e formando campeões.  Atualmente o projeto Judô em Ação tem cerca de 80 atletas inscritos, que têm entre 6 e 18 anos, sendo 30 federados, inclusive a judoca Inara Ribeiro da seleção brasileira sub-18. Os alunosrecebem treinamentos físicos e técnicos, com aulas no período da manhã e da noite, às terças, quintas e sextas. As turmas estão praticamente completas, restando poucas vagas. A participação no projeto é totalmente gratuita. Materiais necessários à prática do esporte, como os quimonos, são cedidos pela Prefeitura.

De acordo com a professora Natália da Silveira Torres, uma das responsáveis pelo projeto, os judocas federados disputam cerca de 4 eventos oficiais importantes por ano.Contando amistosos, os atletas chegam a disputar até 10 campeonatos e para isso contam também com o suporte da ACEP (Associação Cultural e esportiva de Pompeia), de patrocinadores e dos próprios pais. Inara Ribeiro, judoca da seleção brasileira e aluna do Judô em Ação, é a 3ª do ranking brasileiro e 1ª do ranking paulista na categoria sub-18.

A prefeita Tina Januário destacou o objetivo de incentivar ainda mais o judô e enaltece o trabalho do Sensei Kanefumi Ura, um dos precursores do Judô de Pompeia.“Apesar da dificuldade financeira, nós fizemos questão de manter o projeto, assumindo esse compromisso de investir nos nossos atletas, e pretendemos futuramente, como mais recursos, incentivar ainda mais o judô. Nós temos a felicidade de contar com o valioso trabalho do Sensei Kane, um grande professor que cuida desse projeto com amor. Lembrar do Judô em Pompeia é lembrar do Sensei Kane”, afirmou a prefeita.

“Fui convidado para dar aulas de Judô no Tempo Útil, em 2005, ainda no tempo do ex-prefeito Vinho. Foi assim que começamos, com o apoio da Prefeitura e desde aquela época também com a ajuda de padrinhos, como o sr. Takashi Nishimura. As primeiras referências do judô de Pompeia foram os alunos do Tempo Útil, atletas formados naquele projeto. O fato de o Tempo Útil estar voltando me deixa muito feliz. É um projeto que promove a inclusão de pessoas carentes, abrincdo portas e formando campeões, faixas pretas”, recordou o Sensei Kane.

A prefeita Tina também destaca o apoio da sociedade às iniciativas municipais de inclusão e promoção do esporte. “O apoio e a participação da sociedade nesses projetos faz muita diferença. Eu já conversei com o empresário Takashi Nishimura algumas vezes sobre o judô e fiquei muito contente porque nós dois compartilhamos um grande carinho pelo esporte e porque sabemos que essa é uma parceria que rende bons frutos”, concluiu a prefeita.