Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Maio de 2017

Gatil municipal abriga gatos vacinados e castrados à espera da adoção

A administração da prefeita Tina Januário inaugurou há algumas semanas o Gatil Municipal de Pompeia. Com capacidade para cerca de 70 gatos, o espaço é adequado para o acolhimento de animais abandonados, que são tratados e preparados para a adoção. Veterinárias do DHS acompanham os animais que são castrados, vacinados e bem alimentados no local. Um dos objetivos é fazer de Pompeia referência na região em respeito e cuidado com os animais. Outro objetivo é melhorar o controle de zoonoses no município, tendo em vista que animais de rua são agentes de transmissão de doenças.

A expectativa é que o número de adoções aumente com o trabalho realizado no gatil. Desde o início do ano o Departamento de Higiene e Saúde realiza uma campanha de incentivo a adoção de cães e gatos, inclusive com feiras de adoção aos sábados. Agora, os interessados podem também se dirigir até o Gatil Municipal de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.  É necessário portar documento de identidade e comprovante de residência.

De acordo com a responsável Alaíde Prado Kashima, mesmo com o crescimento da procura por adoções, a quantidade de gatos a espera de um lar é grande. “Apesar dos nossos gatos serem muito bem cuidados, recebendo alimento e local apropriado, nada substitui o carinho e o amor de uma família” disse ela.