Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Maio de 2017

Prefeitura de pompeia regulariza descarte ecológico de pneus

Materiais eram descartados sem nenhuma norma, em qualquer área do município, e regularização se torna importante para a conquista do selo ‘Verde’; iniciativa também ajuda a prevenir a dengue

Prefeitura de pompeia regulariza descarte ecológico de pneus

O diretor de suplementos da Prefeitura, Aroldo Rodrigo da Cunha, informou que o descarte de pneus no município foi regularizado. A gestão passada, segundo Aroldo, destinava o material para áreas impróprias, ambientais e a céu aberto.

“Nesta gestão, analisamos a forma como eram descartados os pneus e chegamos a conclusão de que não havia nenhuma preocupação com o meio ambiente. Iniciamos uma parceria com a Reversa Pneus, uma empresa de Marília conveniada com a Reciclanip, especializada no descarte correto desses materiais, bem como sua trituração para a utilização em usinas ou até mesmo em empresas pneumáticas”, esclarece.

Borracharias e bicicletarias da cidade foram orientadas pela Prefeitura para que modifiquem seu sistema de descarte, seguindo as regras da boa gestão ambiental. “Os pneus são trazidos ao pátio da Prefeitura, para um lugar fechado e coberto, onde não há risco de proliferação da dengue e de outros mosquitos. Nossa equipe de coleta também vasculhou todos os terrenos baldios da cidade em busca de pneus descartados de maneira incorreta no passado”, complementa Aroldo.

Ainda de acordo com o diretor de suplementos, a regularização do descarte credencia o município para a conquista do selo “Verde”, que é um projeto ambiental brasileiro, que possibilita maior conscientização da sociedade em relação à importância da sustentabilidade.

Aroldo e o diretor de meio ambiente de Pompeia, Giovani Pavan Bertoni, participaram de um evento em Marília sobre o selo “Verde”. “O evento reuniu representantes de municípios que aderiram ao selo juntamente com a empresa Reciclanip. No terceiro mês de trabalho, a Prefeitura de Pompeia já realizou o descarte correto de mais de 1 mil pneus. Nesta semana, vamos destinar para a Reversa mais 1 mil. Queremos alcançar uma média de 600 materiais descartados por mês”, conclui.

Qualquer munícipe pode levar pneus usados para o pátio da Prefeitura e mais informações sobre o assunto são obtidas pelo telefone 3405-1501.

Parceria

Conforme a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde esses materiais serão encaminhados para destinação final.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Há estudos para a utilização de pneus como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.