Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 10 de Março de 2017

Cacos de vidro preocupam coletores de lixo domiciliar

Segundo a técnica em segurança do trabalho da Prefeitura de Pompeia, Ana Maria Maceno, o material cortante deve ser embalado separadamente e identificado antes do descarte

Cacos de vidro preocupam coletores de lixo domiciliar

Os cacos de vidro têm sido verdadeiros “vilões” dos coletores de lixo domiciliar em Pompeia. A situação gera preocupação no setor de segurança do trabalho da Prefeitura, mas existem soluções. A técnica do setor, Ana Maria Maceno, informou que, ao fazer o descarte do lixo para a coleta, os vidros podem ser separados e embalado com identificação ou até mesmo armazenados em garrafas pet.

“Gostaria de conscientizar a população sobre esse problema, que pode ferir nossos coletores da cidade. Na hora de fazer o descarte de vidros, seringas e perfurocortantes, é preciso ter atenção para não misturar este material como restante do lixo. Por favor, embale os vidros com jornais ou corte uma garrafa pet ao meio e deposite os cacos.

Nossos funcionários da coleta podem estar correndo o risco de cortar um dedo ou mão por causa do descarte incorreto”, explica.

De acordo com Ana Maria, cerca de cinco funcionários já sofreram lesões com cacos de vidro escondidos dentro do saco de lixo.

“Quando o coletor sofre um corte com caco ou seringa, temos que primar pela saúde dele, realizando exames e fazendo acompanhamento com um médico, pois não sabemos se o material cortante está infectado com algum vírus. Isso o afasta do trabalho por um tempo e também prejudica o serviço”, conclui.